Augusto e o o futuro.

#

CEM ganha no voleibol!

#

Mudanças no JEI 2011

#

Entrevista com Juan Barão

#

Conheça nossa escola!

#

Posted by Cleber Portella - - 0 comentários

Entrevista com o maior vencedor de handebol no JEI 2010 como professor foi Juan Barão com 5 títulos (4 com o CIEP 048 e 1 com o CEM) e também campeão da Copa cidade do porto de handebol masculino com o CEM.





- Você acredita que o handebol virá a ser reconhecido como um grande esporte em nosso país, assim como o vôlei é atualmente no Brasil ?

Com a vinda da olimpíada para o Brasil, eu espero que o governo explore todos os esportes que nele estão inseridos, a federação deve organizar cursos de aprimoramento e investir melhor nos professores e nos atletas.

- Você ganhou cinco títulos de handebol no JEI 2010 e um na copa Cidade do porto. Qual é o segredo para ter um time campeão?

"Toda honra e toda glória seja dada a Deus, ele me capacita eu só sou seu instrumento."

E em segundo, muito treino e dedicação. Fiquei três anos me aprimorando e treinando, três vezes por semana, treino forte = jogo fácil, treino fraco = jogo difícil.Mais no começo quando eu iniciei o trabalho perdi muito não ganhava nada, mas depois de dois anos eu dei a minha forma aos meus alunos e mandei muitos para fora de Itaguaí.
Os resultados não são do dia pra noite.Tem que ter muito suor e dedicação, tempo, fazendo um trabalho até mesmo sem receber e querendo elevar a modalidade e meu município no estado do Rio."Nossas conquistas são as somas de nossas vitórias e a experiência de nossas derrotas".

- Como você se sente sendo chamado por muitos como "o cara do handebol”?

Esse apelido, eu acho que herdei do professor que me ensinou o handebol, que e é meu mestre: EVANDRO FERREIRA MACIEL.

Ele é meu maior ídolo, me ensinou tudo o que eu sei, me apoiou em tudo, em meu primeiro emprego, etc. E ele era chamado de "o cara do handebol". Eu ganhei seis títulos rápido esse ano, mas tive três anos de trabalho duro e esforçado, porém ele me ensinou que: "QUANDO VOCÊ FAZ AS COISAS CERTAS, VOCÊ NÃO FAZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO E QUANDO VOCÊ ERRA, A CULPA É SUA", tem que ter peito e não colocar suas expectativas nas pessoas pra não sofrer, confie só em Deus e na sua capacidade. Como ele fala também:" eu não sou o cara, o cara é Deus".

- Antes do jogo, o que você diz para os seus jogadores?

Eu falo as jogadas de ataque, como será a defesa e as técnicas da partida.

Mas em relação ao psicológico, eu falo pra entrar concentrado, jogar com raça, confiar, fazer o que nós treinamos, entrar sempre pra ganhar e nunca desistir, confiar no potencial deles e que ele poder sempre vencer.

- O que vem a sua mente quando o seu time faz um gol?

Pra mim gol é conseqüência de uma construção coletiva de ataque,
Na verdade, o gol em si é só acertar entre as balizas tendo o goleiro e a defesa contra. Se você treinar mil arremessos por dia, você faz gol no jogo, só que você não vai fazer, se não estiver com uma tática de ataque bem treinada.

Quando eu penso no gol, eu prefiro pensar sempre que foi uma boa jogada entre meus jogadores e não um lance individual.

Fazer uma infiltração e ficar de frente com o goleiro sem nenhum jogador marcando é mais difícil do que só acertar o gol.



Veja também a entrevista de Juan Barão para a XIII Olimpíada da Baixada:



Leave a Reply